sábado, 8 de dezembro de 2018

A Inauguração da Escola Dr. Renato Medrado

Ao amanhecer do dia 11 de março de 1934, a Vila amanheceu com aspecto festivo, primando entre artística engalanagem, majestoso arco triunfal, levando em frente ao Prédio Escolar e cujo cimo si lia expressiva legenda “ Salve Juracy Magalhães!”. Em todas ruas mais importantes se via elegante embandeira mento e o povo se movimentado para assistir o ato solene da inauguração. Ao meio-dia, vindo a Zona de Nazaré, aproveitando o longo trecho da rodovia já construindo, apontava a esta Vila, o Dr. Álvaro Navarro Ramos, digníssimo Secretario da Agricultura do estado, que vinha aguardar do Sr. Interventor. Por cerca de 14:00h S. Excia. O Camp. Juracy Magalhães, era festivamente recebido nesta Vila pelas autoridades da comuna e grande massa popular que prorrompeu em uníssonos vivas à mais alta autoridade estadual. Os colégios, com respectivas titulares e com elegante vestimenta compareceram com cerca de 180 alunos, dando mais otimista impressão de galhardia e disciplina.
Em frente ao Prédio Dr. Renato Medrado, e em nome do Diretor saudou S. Excia o venerado Dr. Teófilo Pinheiro digno Presidente do Partido Social Democrático local. Sendo felicíssimo em sua brilhante oração. Depois usou da palavra em importante discurso que deixou a melhor das impressões, o Cel. Carlos Moura, esforçado prefeito deste município, que em nome de seus munícipes agradeceu ao Cap. Juracy, o apoio dado a realização daquela obra e o convidou a cortar a fita simbólica e penetrar no edifício para o ato inaugural. S. Excia cortou a fita que vedava a entrada principal e acompanhado pelos os presentes sobe escadaria sob a intensa chuva de flores e confetes atirados pelas mãos gentis da infância de São Felipe, agradecida ao benemérito Chefe do Estado. Dentro, em um salão o Dez. Cirilo Leal, saudou a S. Excia como orador oficial da solenidade o Dr. Cézar Caldas, que em longo e vibrante discurso falou das diversas fases da construção do Prédio; das virtudes cívicas do nosso conterrânea Dr. Renato Medrado, paraninfo do Prédio em inauguração; da ação dos governos municipais e estaduais que realizarão a efetivação e a doação a este povo de mais um suntuoso edifício a embelezar nossas urbes, terminou saudando ao Interventor que, em seguida, usou a palavra e longamente falou o seu governo; da impressão que recebera inaugurando casa da instrução e elogiando a ação do prefeito que muito se esforçara para terminação do prédio há muito iniciado e com as obras paralisada a bastante tempo. As suas últimas palavras foram abafadas com estrepitosa salva de palmas e com os acodes “A Lira Sanfelipense”, que envergando seu custoso fardamento tomou parte em todos os atos solenes da inauguração. Também em nome do professorado, discursou a Professora Maria Itaparica, que dou bastante aplaudida. Depois foram percorrida todas as outras salas e gabinete, providos de ótimos mobiliário escolar, em 
novo estilo. Logo depois movimentou-se imenso préstito em direção da residência Cel. Prefeito onde foram servidas Champanhe e outras bebida finas, detendo-se os convivas e vivas palestras ate 17:00h, quando o Cap. Interventor Benemérito de São Felipe, deixou esta Vila, debaixo de grandes aclamações populares.
Novamente com os colégios reorganizou-se préstito que rumou ao Prédio, onde com as escolas formadas em grandes quadrado, foi ao som do Hino Nacional cantado pelas as crianças e executado pela Lira, efetuada a cerimonia do arreamento das bandeiras auriverde e baiana, que desde cedo tremulavam nos mastros no Prédio Escolar Dr. Renato Medrado.

“ O administrador honesto tem que apetar as mãos calejadas do homem rústico, dobrando sobre acaharrua, tostada pela canícula e confronte a gotejar o suor do trabalho honrado, para sentir com ele as mesmas alegrias do amanho fecundo da terra. Nisso esta êxito de uma grande sabedoria.
Sem o povo, o que vale os governantes? 
Nada. E o lavrador, o camponês, o sertanejo que concorre para a grandeza da pátria e o prestígio de seus homens. Na Roma remota, “scipião Nazia, candidato a Curuí romana, porque apertando a mão do certo cidadão cale gracejando, se estava acostumado a andar com as mãos”, foi abatido nas eleições pelas 31 tribus rústica, que a compreendiam os habitantes da campanha romana. “E assim, senhores, será sempre pelos os brasileiros dos campos combatidos pelos governos que se afastar do convívio, negando-lhes assistência ao trabalho, instrução aos seus filhos e saúde a sua gente.”
                            
Trecho da oração oficial lida pelo nosso Diretor, no ato da inauguração do Prédio Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEVENUTO NOIA

  Bevenuto Nóia – Nasceu no dia 27 de junho de 1879. Umas das pessoas de espirito progressista da época, foi último Intendente no município ...