segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Dom Antonio Macedo Costa


Dom Antonio Macedo Costa – Apelido o “Crisóstomo Brasileiro”, nasceu a 07 de agosto de 1830, na localidade de São Domingos e batizou-se a 22 de agosto de 1830 na Igreja da Freguesia de São Felipe. Faleceu em Barbacena a 31 de maço de 1891. O município de Maragojipe também disputa o privilégio de tê-lo como filho ilustre.
Dom Antonio Macedo Costa, orador sagrado e escritor, pela sua cultura e erudição, pela correção dos seus escritos e elevação de suas ideias, terá sempre um lugar distinto na história da literatura brasileira.
D. Antonio tomou parte na célebre questão religiosa em que esteve empenhado D. Frei Vital de Oliveira, bispo de Pernambuco; com este prelado, foi o bispo do Pará processado pelo governo imperial e encerrado no fortaleza da ilha das Cobras (1873-1875)
E (afirma-se) autor da notável pastoral coletiva dos bispos brasileiros, em que o episcopado declara aceitar a República e igual procedimento aconselha ao clero e aos fiéis.
Biografia – Pio IX, Pontífice-rei, Bahia, 1860 – Resumo da História Bíblica, New York, 1872 – Direito ou Estado sobre Tudo, 1874 – Compêndio da Civilidade Cristã, 1880 – Catecismo da Doutrina Cristã, etc... além de sermões, de inúmeras cartas pastorais e discursos, entre os quais merece menção: Discurso pronunciado em 28 de setembro de 1888, por ocasião da entrega da Rosa de Ouro à Princesa Imperial ( Princesa Isabel).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vista do Antigo MERCADO MUNICIPAL

  Vista do Antigo MERCADO MUNICIPAL , construído em 1889 pelo presidente do Conselho ( Presidente na Época ) Antônio de Carvalho Pinto Lima ...