terça-feira, 28 de agosto de 2018

MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E CULTURAIS



Caminhada do Terrão – Evento sagrado, tratando-se de caminhada que rememora a via-crúcis. Na madrugada da Quarta- Feira da Semana Santa, grupos de fiéis percorre em procissão, num percurso de 08 km, o trajeto entre localidade do Terrão e a Sede do município, conduzindo o ícone do Santíssimo à frente.



Festa dos padroeiros São Felipe e São Tiago – Evento religioso comemorado no período de 24/04 a 03/05, de forte característica popular. Na sua parte hierática, são comemorados os santos padroeiros do município através de novena, missa solene, procissão com diversos andores ricamente ornamentados, e a queima de fogos de artifícios. No lado profano, o povo arma uma verdadeira festa de largo com dança.



Dia do Aniversário de Emancipação – Evento cívico constando de hasteamento de bandeira, sessão solene na Câmara Municipal e inauguração de caráter político.



Festa de São João – O são João de São Felipe é um dos mais tradicionais do Recôncavo baiano. Mantém na simplicidade da festa a mais rica hospitalidade do povo sanfelipense aliado a variedade de saborosos quitutes juninos e licores. É verdadeiro “São João de casa em casa”, cultivando por gerações em gerações. O seu início não podemos precisar exatamente quando tudo começou. No entanto, temos notícia que mais ou menos começou na década de 30, Manezinho Cerqueira que saía com seus amigos tocando e cantando de casa em casa. Na década de 40, o São João de São Felipe era o “point” da região, vindo pessoas de localidades vizinhas como Felipe Trombone de Cruz das Almas e Zé Pretinho de Baixa de Palmeira, para integrarem o grupo liderado por Honorato. A festança foi ficando cada vez mais animada e na década de 50 o grupo de tocadores e cantores era grande e forte, recebendo da população o nome de “Furiosa”. Este grupo era liderado por Ioiô Pelegrino (saxofone), cuja casa era o ponto de encontro – concentração – para saída. Faziam parte do grupo, entre outros: Patrão (violão), Zé Cachimbinho (tambor), Tonho de Lino (pandeiro), Constantino (cavaquinho), Brígido (prato), Benedito de Eleutério (Sanfona), Pacifico (sanfona). Arrastavam muitas pessoas por onde passavam com muita alegria e animação. A partir da década de 70, os filhos de Gerson e Railda Andrade Figueiredo, juntamente com Severino (Vi), Sales, João Alves (Trambique), entre outros formavam o grupo que tocavam e cantavam pelas ruas da cidade, sendo acompanhados por um monte de amigos de casa em casa. Em cada casa, porta abertas, sorrisos largos, mesa farta e satisfação de receber gente amiga e animada. Este Grupo continua forte e faz o São João um momento de reencontro dos sanfelipenses residentes com os que não mais residem, mais continua mantendo acesa na fogueira de seus corações o amor pela tão aconchegante terra de São Filipe e São Tiago.




Festa de Fim de Ano – Evento que comemora a passagem do Ano Velho ao Ano Novo, tem uma forte característica popular e conhecida como uma das melhores da região do Recôncavo. Este evento é comemorado na Praça Carlos Moura, onde a população se encontra para comemorarem a passagem do ano, sendo divertida com bandas de nível nacional. É uma festa sempre patrocinada pela prefeitura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vista do Antigo MERCADO MUNICIPAL

  Vista do Antigo MERCADO MUNICIPAL , construído em 1889 pelo presidente do Conselho ( Presidente na Época ) Antônio de Carvalho Pinto Lima ...